Tradição familiar que atravessa gerações
A carta traduzida abaixo foi escrita em 1928 e entregue no momento de partida do avô do João, quando se despediu do seu pai ao vir do Japão para o Brasil.
“Desde no tempo de Confúcio que no seu texto “Confúcio”, diz-se que a prática de conduta moral dos filhos começa com a auto estima de cuidar de seus corpos, inclusive cabelo e pele e termina quando os nomes de seus pais forem conhecidos no mundo, através de seus atos
de conduta.
Agora vocês decidem ir para o Brasil, apesar do meu sentimento de tristeza perco-os, saltando do meu assento de proteção. Cheios de vontade de trabalhar e a procura do caminho do sucesso.
Por isso, alegro-me nesse momento de despedida, com suas decisões. Eu tenho muito orgulho de vocês. Deixando o lado sentimental que me domina com tristeza e dor que me atormenta.
Eu quero deixar, como pai preocupado, registradas algumas palavras de conselhos da vida, pois nesse mundo de inconstância, não nos permite prever acontecimentos inesperados, ainda mais em terra completamente desconhecida, distantes centenas de milhares de milhas.
Essa despedida tem duas faces com significado de vida e de morte.
Vocês dois, irmãos que partem para o exterior, lembrem-se da grande palavra do General Mori Motonari para seus filhos. Unam suas ideias em uma só e dediquem-se muito ao trabalho. Quando surgir uma opinião diferente, troquem ideias e comparem os méritos e deméritos.
Procurem ajustar as opiniões, pois, a falta de conciliação os levará a destruição.
Não tenham pressa no caminho do sucesso, pois a pressa poderá causar o excesso em todos os sentidos, resultando em doenças, complicações, etc. Esta é a minha citação oral das amargas experiências da minha vida. Certamente encontrarão esta cena no mundo, portanto fiquem atentos, sempre disciplinados e observando as boas oportunidades que vierem à tona.
Procurem evitar conflitos com pessoas. Para quem está à procura do sucesso, poderá encontrar o momento de submissão e também devem estar disciplinados e munidos da capacidade de aceitar o bem e o mal. Vocês que são cheios de saúde e munidos de vontade de vencer, não gostam de aceitar a derrota (o que é um ponto bom), mas isto poderá causar, facilmente, a criação de inimigos. Disciplinem-se sempre para harmonizar com as pessoas; seus méritos poderão se tornar deméritos para os outros. É uma dura realidade que eu passei a sentir ao
longo da vida. Palavras de conselho dos que tiveram fracasso na vida, baseiam-se na sua própria experiência e amargura, portanto tem o seu peso inigualável de realidade.
Estas palavras terão suas vidas quando forem lidas não apenas com os olhos, mas também com o coração.”
